CEMADEN renova contrato de acesso a Rede Brasileira de Descargas Atmosféricas

por | 10 mar, 2016 | Descarga atmosférica | 0 Comentários

São José dos Campos, SP – março, 2016: O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) renovou, no mês de março, o contrato de prestação de serviço para acesso aos dados da Rede Brasileira de Descargas Atmosféricas (BTLN), Brasil Total Lightning Network, da Earth Networks por mais um período de 12 meses.

O CEMADEN possui uma plataforma de monitoramento que consiste da combinação de informações em tempo real das condições meteorológicas proveniente de vários sensores. Os dados de ocorrência de descargas atmosféricas provenientes da rede de sensores BTLN instalada no Brasil é um deles. A visualização e análise dessas informações proporciona a seus colaboradores um cenário completo das condições meteorológicas em todo o Brasil.

A tecnologia empregada pela Earth Networks em seus sensores possibilita a detecção em alta resolução temporal e espacial de descargas atmosféricas nuvem-solo e intra-nuvem. O processamento desses dados, através de algoritmos próprios que consideram entre outros fatores a taxa de ocorrência e limiares de intensidade das descargas, geram alertas automáticos de tempestades severas denominados Dangerous Thunderstorm Alerts (DTA).

Earth Networks opera a mais ampla rede global de monitoramento de descargas atmosféricas com capacidade de detectar tanto as descargas intra-nuvem quanto nuvem-solo. Esta característica singular em alta resolução espacial e temporal possibilita a identificação antecipada de áreas com risco de tempestades severas. Saiba mais acessando www.earthnetworks.com.

Simtech representa a Earth Networks no Brasil e atua no mercado nacional como provedora de solução e equipamentos nos mais diversos segmentos da hidrometeorologia. Informações adicionais sobre este e outros produtos podem ser obtidas no site www.simtech.com.br.

Para receber atualizações sobre a Simtech, preencha o cadastro clicando aqui!

Categorias


Tags

Capella-GR descargas atmosféricas Earth Networks EEC EEC (Enterprise Electronics Corporation) Enterprise Electronics Corporation (EEC) GOES-16 GOES-R NOAA radar meteorológico Ranger-X5 Scintec SODAR TeleSpace Tempestades severas