Novo satélite geoestacionário GOES-16 da NOAA envia primeiras imagens

por | 18 jan, 2017 | Imagem de Satélite | 0 Comentários

Rio de Janeiro – janeiro, 2017: O novo satélite geoestacionário GOES-16 da NOAA (National Oceanic Atmospheric Administration), primeiro satélite da série GOES-R a ser lançado para o espaço, transmitiu a primeira série de dados e imagens do ABI (Advanced Baseline Imager), no dia 15 de janeiro de 2017. A imagem do canal visível em full-disk foi gerada por uma composição de diversos canais espectrais dos 16 disponíveis no ABI.

A TeleSpace possui uma solução completa e integrada para o sistema de recepção das imagens de satélite GOES-R chamada de CAPELLA-GR, inclusive contando com alguns fornecimentos de sucesso antes mesmo do lançamento do satélite. Para mais informações sobre nosso sistema clique aqui!

Abaixo, uma comparação disponibilizada pela NOAA entre a imagem full-disk no canal visível do novo GOES-16 (à esquerda) com o GOES-13 (à direita).

A imagem com os 16 painéis abaixo mostra os EUA nos dois canais visíveis, quatro canais infravermelho próximos e dez canais infravermelhos do ABI. Esta variedade de canais disponível no GOES-16, três vezes mais canais espectrais que o GOES-13, permite aos meteorologistas distinguirem entre nuvens, vapor d’água, fumaça, gelo e cinzas vulcânicas.

O GOES-16 entra na era dos satélites geoestacionários como ferramenta de suporte para previsores de curto prazo para tempestades severas, previsões marítimas, monitoramento de incêndios florestais, monitoramento de cinzas vulcânicas e previsões de condições do espaço. A partir de agora, os meteorologistas que utilizarem os dados do GOES-16 possuirão uma vasta aplicação e benefícios em áreas como previsão do tempo, energia, transporte e comércio.

Para acessar a nota completa da NOAA sobre a primeira trasmissão do ABI do GOES-16, clique neste link!

Para receber as imagens enviadas pelo satélite GOES-16 da NOAA, os interessados e atuais usuários do GOES-13 precisarão adquirir um novo sistema de recepção compatível com o GRB (GOES Rebroadcast) do novo sistema em substituição ao GVAR (GOES VARiable).

Abaixo, uma comparação entre as características do sistema atual GVAR e do novo GRB.

Veja também os vídeos publicados pela NOAA/NASA com animações das imagens transmitidas:
– Animação do GOES-16 full-disk:
– Animação com os 16 canais espectrais do GOES-16 full-disk:

– Fumaça proveniente de incêndio no México vista pelo GOES-16:

– Animação do GOES-16 sobre o sul da América do Sul:

A TeleSpace é uma divisão da Enterprise Electronics Corporation (EEC) voltada para o setor de satélites ambientais, apresentando solução de hardware e software para coleta, processamento, visualização e distribuição de dados provenientes de satélites ambientais de órbita polar e geoestacionária. Saiba mais acessando www.eecweathertech.com.

A Simtech representa a TeleSpace no Brasil e atua no mercado nacional como provedora de soluções e equipamentos nos mais diversos segmentos. Informações adicionais sobre este e outros produtos podem ser obtidas no site www.simtech.com.br.

Para receber atualizações sobre a Simtech e seus parceiros, preencha o cadastro clicando aqui!

Categorias


Tags

Capella-GR descargas atmosféricas Earth Networks EEC EEC (Enterprise Electronics Corporation) Enterprise Electronics Corporation (EEC) GOES-16 GOES-R NOAA radar meteorológico Ranger-X5 Scintec SODAR TeleSpace Tempestades severas