Maryland (EUA), Setembro de 2015 – Panamá implementa tecnologia de monitoramento e alerta de tempestades severas da Earth Networks. O país sofre com tempestades severas que podem ocasionar alagamentos e deslizamentos de encostas impactando a sociedade com grandes prejuízos financeiros acarretados pela destruição e até mesmo em alguns eventos gerando mortes.
De forma a suportar as tomadas de decisões frente a esses eventos, uma nova colaboração entre a Earth Networks e o departamento de hidrometeorologia da empresa de transmissão elétrica ETESA, que atua como a agência meteorológica do Panamá, implementaram um sistema de monitoramento e alertas de tempestades severas pela primeira vez na América Central.
O sistema consiste da combinação de informações em tempo real das condições meteorológicas e da ocorrência de descargas atmosféricas oriundos da rede de sensores instalada no Panamá. Para a visualização e análise dessas informações, os profissionais do governo utilizam a ferramenta StreamerRT.
A geração de alertas automáticos é possível devido devido a característica dos sensores em detectar além dos raios nuvem-solo, os raios intranuvem que são conhecidos precursores de tempestades severas. Quando a taxa de ocorrência de raios atinge um determinado limiar, os alertas de tempestades conhecidos como DTA (Dangerous Thunderstorm Alerts) são emitidos automaticamente para as autoridades.
Para nais informações, leia a matéria na íntegra, clicando aqui.
A Earth Networks opera a mais ampla rede global de monitoramento de descargas atmosféricas com a capacidade de detectar tanto as descargas intra-nuvem quanto nuvem-solo. Esta característica proporciona a identificação em alta resolução espacial e temporal de áreas com risco de tempestades severas. Saiba mais acessando www.earthnetworks.com.
A Simtech representa a Earth Networks no Brasil e atua no mercado nacional como provedora de soluções e equipamentos nos mais diversos segmentos. Informações adicionais sobre este e outros produtos podem ser obtidas no site www.simtech.com.br.
Para receber atualizações sobre a Simtech, preencha o cadastro clicando aqui!