A Universidade Federal Fluminense (UFF) adquiriu um cintilômetro modelo BLS-900 da Scintec, empresa alemã representada no Brasil pela Simtech.
O cintilômetro da linha BLS é um equipamento óptico de larga abertura, composto por transmissor e receptor. Ele utiliza medições das flutuações na intensidade da radiação para estimar a turbulência atmosférica. O modelo escolhido pela UFF permite medições eficazes em distâncias que variam de 100 metros a seis quilômetros.
Adquirido com recursos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) pela Escola de Engenharia da UFF, o BLS-900 será utilizado em estudos que investigam a interferência da turbulência em enlaces ópticos no espaço livre.
Além da linha BLS, a Scintec também fornece cintilômetros da linha SLS, sensores a laser voltados para a medição de turbulência em pequena escala, utilizados em diversas aplicações como balanço de energia, agrometeorologia, hidrologia, estudos de turbulência e dispersão de poluentes.